terça-feira, 1 de novembro de 2011

Trabalhando as TIC na Educação

TRABALHO DO CURSO: TRABALHANDO AS TIC NA EDUCAÇÃO
Secretaria Estadual de Educação- Acre
Professora:Euriângela Melo
Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo
Definição do TEMA:
Curso: Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade 3: CURRICULO, PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 3.3 – Projetos de trabalho em sala de aula com integração de tecnologias ao currículo
Cursista: Raimundo Aloizio Boaventura de Souza, Edileuza e Rlivandra da Mota Ferreira.
Unidade Escolar: Instituto de Ensino Lourenço Filho
Projeto Interdisciplinar: “usando as TIC na educação”
09/10/2011
Modalidade / Nível de Ensino Médio
Componente Curricular; Projeto
Tema
Ensino Médio- 1º anos
Língua Portuguesa, Matemática, Informática, História e Arte.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula,
Despertar o interesse na utilização do computador como ferramenta de trabalho e suas contribuições as transformações na era da informática:
Descobrir os meios de utilização de software, permitindo o desenvolvimento da criatividade;
Realizar leitura on-line de textos relacionados ao tema com uso de software.
Planejamento do Projeto- duração
8 horas ( 4 dias de 2 horas) durante o mês de novembro/2011
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor pesquisará na Internet os sites com pesquisa , palestra contos e os recursos que facilitarão a aprendizagem dos alunos, como vídeos e sites com textos atrativos que tenham som, imagem animação e fará cópia do textos de acordo com os temas ,para distribuição e leitura em sala. Após este momento o professor explica e promove debates instigando os alunos a levantarem questionamentos relevantes ao tema .O projeto será realizado ao longo do mês de Outubro , podendo ser estendido de acordo com o interesse e a necessidade.
Estratégias e recursos da aula
Num segundo momento o professor levará os alunos ao laboratório de informática para apresentar o site e propor a leitura dos textos com som, imagens e animação e apresentará o software Drawing for Children no qual os alunos realizarão uma produção textual. Cinco a cinco em cada computador os alunos deverão digitar as suas considerações com interação dos cincos, norteados pelos textos ouvidos e lidos on-line. Após a produção e a correção dos textos pelos alunos com a ajuda do professor e a ferramenta ortografia e gramática, os relatórios deverão ser impressas e expostas no cantinho de leitura e também transcritas para o caderno de produção com ilustrações criada pelos alunos.
Recursos Complementares
Material de uso comum;
Laboratório de informática;
Internet

AvaliaçãoA avaliação será continua por meio de observação feita pela dupla de professores , relacionando o progresso dos alunos com o hábito da leitura, a capacidade de interpretação de textos e a contribuição do uso inteligente do computador para construção do conhecimento
Alteração no plano de curso: No transcorrer das atividades, tivemos que substituir: a) o software Drawing for Children pelo BROffice Impress.b) o tempo de duração, passou para 10 horas( 3 dias de 1.45hs). a Apresentação que seria de dois em dois passou para cinco a cinco. A leitura dos textos pelos foi comprometida pela péssima conexão da internet caindo constantemente, alteramos; passou a impressão e distribuição aos alunos para leitura coletiva.

Um comentário: